sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novo Windows Live Messenger 2009 Build 14.0.8089.726

Como todos que me conhecem sabem que sou meio cético e até mesmo alheio a algumas mudanças, por achar que elas não trazem nenhum benefício aos principais interessados que são os usuários finais. Sejam elas na área de informática ou de tecnologia integrada como a dos carros, aparelhos domésticos, celulares, etc. Assim foi com o Windows Milenium, com o Windows Vista e algumas variações de sistemas baseados no Linux. Caso eu fosse consumidor desses produtos teria processado as empresas que os criaram, fizeram a propaganda do produto e não entregaram o que prometiam, a isso chamamos de “propaganda enganosa”. Agora que a Microsoft parece ter acertado seu Sistema Operacional, o Windows 7 vamos começar a passar por um período de adaptação e consolidação do mercado de programas de mensagens instantâneas, até então liderado pela Microsoft através do Windows Live (MSN), que é seguida de perto pelo Yahoo! Messenger 9.0 além dos demais como o Google, com o mensageiro do Orkut, o Badoo com seu mensageiro de perfil, sem contar os tradicionais ICQ e Paltalk que cultivam usuários fiéis. Vendo que muitos amigos e clientes tendo alguns problemas com a nova versão do Windows Live 2009, resolvi escrever esse texto no intuito de prestar uma possível ajuda tanto para quem está tendo problemas quanto para quem pretende fazer a atualização.

Caso você esteja com a idéia de instalar a versão a 2009 Build 14.0.8089.726, aconselho que antes você crie um ponto de restauração do Windows e verifique se o mesmo está atualizado, desinstale o Windows Live que estiver usando por completo, bem como os programas e scripts que criam letras coloridas fazem bigamia, etc. Após fazer isso vá até a página http://download.live.com/messenger clique em baixar e em seguida no botão tentar novamente. Assim você vai baixar a instalação inteira do programa e não só o arquivo que faz a instalação online. . Faço assim para se caso tiver que instalar novamente não seja preciso esperar baixar tudo de novo. Feitos todos esses procedimentos acredito que você não terá qualquer problema e poderá utilizar-se dos benefícios da nova versão.

Mas não espere qualquer mudança radical ao menos na interface gráfica, pelo menos em primeiro instante de utilização não percebi nada. Em relação à versão anterior, notei que está mais estável e segura, dando ao usuário agilidade para alternar entre uma tela e outra de conversa sem aqueles engasgos característicos e os micros travamentos que sempre atormentaram a vida de quem usa esse tipo de programa. Mas a grande mudança dessa versão do programa é a integração definitiva como o Yahoo! Messenger 9.0, que é o mensageiro instantâneo da Yahoo. Claro que não é para se esperar que funcione tudo as mil maravilhas, pois estamos falando da maior rede do mundo de mensagens instantâneas. Em um primeiro momento notei uma lentidão na conversa quando os usuários estão em mensageiros diferentes, mas funciona, só não consegui ainda utilizar recursos de áudio e vídeos a partir do Windows Live para um usuário do Yahoo! Messenger 9.0. Testei por curiosidade esse recurso a partir do Yahoo! Messenger 9.0 para um usuário Windows Live, e também não funcionou, mas só o fato de ter a comunicação escrita e a possibilidade de total integração posterior já é algo a se comemorar, afinal são barreiras que estão sendo superadas e o principal, pessoas sendo ligadas umas as outras independente da distância, do país ou da língua agora também do programa de mensagem instantânea que escolher para usar. O melhor disso tudo é que com um só programa instalado, seu micro fica mais rapidinho e sobram até um tempinho para se galgar novas tecnologias e tendências, ou mesmo fazer mais rápido aquele download que já fazem 3 semanas que você colocou em pausa.

Edson Carvalho Miranda (Técnico em Informática).

Nenhum comentário:

Postar um comentário