segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Oficina de Clown em Resende - 01 a 05/02/10

O CLOWN - ARTESÃO DO AGORA



OBJETIVOS

- Trabalhar o íntimo ridículo que reside em cada ser a partir de exercícios e jogos que deflagram a natureza clownesca.
- Buscar o peculiar e intransponível que nos edifica. O estúpido, o risível, o absurdo que nunca revelamos.
- Construir um corpo cômico, com sua lógica própria, alicerçado nos seguintes princípios: - Ritmo – Divisão com o público – Relação Branco e Augusto – Foco da ação – Figuras matrizes – Estados de espírito.

DINÂMICA ESTRUTURAL
Há primeiramente um aquecimento que prepara fisicamente o corpo, deixando-o disponível ao jogo e ativando sua percepção. Num segundo momento passamos para uma seqüência de exercícios que ativarão o estado de presença dos participantes e estimulará a relação entre estes. Em seguida será a hora do picadeiro. Os participantes, sozinhos ou em dupla, terão que se expor e tentar estabelecer uma comunicação com a platéia. Em todos os três momentos, técnicas da arte do palhaço serão introduzidas conforme forem surgindo a necessidade delas.
OBS: Dependendo do desenvolvimento da turma, podemos realizar saídas de rua, para experimentarmos com o público leigo princípios trabalhados em aula e ainda, finalizando o curso, realizaremos uma noite de apresentação dos números que forem desenvolvidos e aprimorados durante o curso.

CURRÍCULO DO MINISTRANTE
Filipe Codeço é ator, coach, clown e performer. Em 2003, aos 19 anos escreveu e dirigiu seu primeiro espetáculo teatral que cumpriu temporada na sala Paraíso do Teatro Carlos Gomes, chamado “Monodialogos Anacoretas”, compondo o projeto "Nova Dramaturgia Brasileira". Em 2007 inicia um laboratório de investigação teatral chamado “Laboratório de Investigação para um Corpo Poli-expressivo” que culmina na formulação do treinamento intitulado “A Dança do Gesto no Corpo do Ator” que começa a ministrar em 2008. Ainda em 2008, participa do "Encontro Internacional de Palhaços - Anjos do Picadeiro 7", da "FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis" e conquista o prêmio de melhor ator no "Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras" com o espetáculo "PalhaS.O.S.". Com este mesmo espetáculo participa, em 2009, do Festival Internacional de Teatro Universitário de Monastir, na Tunísia, onde o espetáculo conquista o maior prêmio do evento. Compõe ainda o elenco do espetáculo "Cabaré dos Ruim", com o qual esteve por quatro meses consecutivos em cartaz no Rio de Janeiro e participou do "Festival Nacional de Teatro de Resende", da "FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis" e do "I FestPar - Festival de Teatro de Paraty", ambos em 2009. Ao longo de seu percurso já estudou com os mestres Ricardo Pucceti (LUME Teatro), Angel Vianna, Paula Nestorov, Jango Edwards (EUA), Chacovachi (Argentina), Cia Chapitô (Portugal), François Kahn (França), Jesser de Souza (LUME Teatro), Cia Dos a Deux, Márcio Libar, Leela Alaniz, Cristina Pereira, Ana Kfouri, Regina Miranda, João Saldanha e Antônio Guedes.
No primeiro semestre desse ano, Filipe concluiu o curso de Licenciatura Plena em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atualmente está se dedicando a construção de um espetáculo solo intitulado "Sobretudo sobre nada", onde estarão presentes diferentes vertentes de sua pesquisa cômica.

OUTRAS INFORMAÇÕES
A oficina se realizará nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de fevereiro (seg à sex) com carga horária de 20h e horário de 18 às 22h no Espaço do Saber, bairro Comercial, Resende.
Valor R$75,00.
Inscrições pelos telefones 9827 3442 ou 3355 1906 ou no local.
email: oka.timburiba@gmail.com
A Oka Cultural do Timburibá fica na Rua Timburibá, nº 19, Centro, Resende (ao lado do CCRR).
Blog: http://www.okatimburiba.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário