quarta-feira, 31 de março de 2010

Linha Viva Atendimento ao Cidadão da PMR

A idéia do serviço de atendimento pelo 08000 889 0808 ao munícipe e ao publico em geral dada cidade de Resende implantado pela Prefeitura Municipal de Resende é de fato uma iniciativa, uma idéia louvável! Quem dera que todas as repartições publicas passassem a se importar dessa forma com o contribuinte.
Porém de nada adianta um serviço que sempre que se liga uma voz digitalizada ou uma gravação lhe diga que todos os atendentes estão ocupados e que é para você ligar depois de um determinado tempo.
Uma vez que se consiga fazer o contato e efetivada a solicitação ou denuncia não se vê o resultado das mesmas na prática, eu mesmo já fiz muitas relacionada a transito, a postura de algumas casas comerciais, casos de vigilância sanitária, denuncia de focos de mosquitos da dengue, lotes sujos, falta de segurança, enfim tudo que o que se espera que funcione dados os altos valores pagos pelos impostos dessa cidade.
Então fica aqui registrado o elogio a iniciativa e a cobrança para que as denuncias e solicitações além de efetivadas e cumpridas, sejam dados os devidos retornos a população ou ao reclamante, pois de nada adianta ter um serviço de primeiro mundo que não funciona ou que não trás a satisfação ao principal interessado que é o cidadão, o munícipe que paga para que serviços como esse existam.

Neste caso estava tentando reclamar da empresa Águas das Agulhas Negras que além de entregar cobranças de contas já pagas, o profissional que faz a entrega é mal treinado, sem educação, esta descaracterizado ou sem, uniforme que não deixe duvida de que ele trabalha de fato para a empresa ou terceira e sem a devida identificação “crachá”.

Após ligar para a empresa fui muito bem tratado pela funcionaria do atendimento que prontamente resolveu o caso e pediu desculpas, mas fica o registro do caso e a solicitação para que a empresa revise seus métodos de cobrança, comunicação com seus usuários e que se adéqüe ao CDC (Codigo de Defesa do Consumidor) que diz que o serviço funcionamento de água é uma relação de consumo, considerado fornecedor a empresa de Saneamento- Água das Agulhas Negras, na forma do art.3º do código de defesa do consumidor, e os seus usuários são consumidores na forma do art. 2º, parágrafo único da mesma norma.

Diz no art. 6º, inciso x, do código da defesa do consumidor, consigna que é direito básico do consumidor "a adequada é eficaz prestação dos serviço público em geral". O art. 4º do CDC estabelece a política nacional das relações de consumo, cujo objetivo é atender às necessidades dos consumidores, respeitando a sua dignidade, saúde e segurança, providenciando a melhoria de sua qualidade de vida, citando ainda o art. 175, parágrafo único, inciso IV da constituição Federal.

Destaca o art. 4º, inciso VI do CDC, o qual consagra a ação governamental de coibição e repressão eficiente de todos os abusos no mercado de consumo, pois cada dia torna –se mais comum relações contra o fornecedor pelos serviços prestados, sendo muitas vezes o consumidor surpreendido com o débito indevido em suas contas, recebendo a orientação de pagar para depois discutir, sobre pena de corte do fornecimento.

2 comentários:

  1. É isso meu caro Edinho, tem que reclamar mesmo, pelos impostos que nós pagamos, deveríamos ser mais bem tratados como cidadãos e em vez disso, somos desrespeitados por todos os lados.

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  2. Qto a primeira experiência com a linha "viva" ou "morta", fui atendida na primeira tentativa, fiz a denuncia q tinha q fazer, a atendente por sinal mt atenciosa e educada, me ajudou na formalização do registro, me informou protocolo e prazo. Agora é aguardar a prática, mas até entaum, linha "VIVA"...

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