quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sistema de impressão contínua e recarga de cartuchos.




Hoje em dia, com os preços de insumos originais para impressão tão altos e as impressoras com preços mais em conta, vale a pena olhar para o custo beneficio e sacrificar a durabilidade de um equipamento de impressão em prol da economia que pode chegar aos incríveis 90% por ciclo de 3000 paginas.

Não sou muito fã da recarga de cartucho de tinta, por concluir que o tempo que se leva para gerar a economia compatível com o retorno é muito longo e o retorno pode não acontecer por conta da durabilidade do cartucho e da qualidade da tinta. Nesses casos, sempre digo para os meus clientes que o importante é recuperar o investimento e gerar, além do retorno do investimento, pelo menos mais duas vezes o valor do investimento feito tanto no equipamento quanto no de insumos, o resto é lucro.

Já a recarga de cartuchos de toner, depende da qualidade dos insumos e a metodologia empregada na recarga.

Mas hoje em dia a vedete da economia em sistemas de impressão com certeza são os sistemas de impressão contínua.

Os sistemas mais conhecidos desse seguimento é o Bulk ink. Esses sistemas apóiam-se na base usada no mercado convencional, onde compra melhor quem compra uma grande quantidade, ao invés de comprar uma pequena porção de tinta (cartucho) o cliente compra um volume maior o que vai lhe garantir diversas vantagens, a maior delas a economia.

Existe sim o risco de se danificar o equipamento ou mesmo de diminuir a vida útil do mesmo, mas se a conta for bem feita, o risco dimensionado, a instalação criteriosa, os insumos utilizados sendo de boa qualidade e procedência juntamente com um manuseio feito de forma correta com certeza existem mais vantagens do que riscos.

Sou usuário de dois sistemas e também fornecedor de vários sistemas que possibilitam gerar economia no sistema de impressão. De todos os clientes em que implantei o sistema o objetivo foi alcançado e as expectativas superadas, alias se eu recebesse sobre a economia gerada estaria mais bem remunerado do que com a consultoria prestada, a venda e a implantação dos sistemas.

Especificamente nessa matéria vou enfatizar a utilização do Bulk Ink, a mais popular forma de impressão de baixo custo e ao contrario do que vemos com os cartuchos recarregados e os paralelos, não têm perda na qualidade final da impressão. Esse sistema baseia-se em um conjunto de recipientes que armazena até 10 vezes o volume de tinta que cabe em um cartucho, um conjunto de mangueiras que vão ligar os reservatórios aos cartuchos, esses podem ser cartuchos originais adaptados ou reservatórios que são 100% compatíveis com a estrutura dos cartuchos originais orientados por um circuito desenvolvido para simular a presença de um cartucho original, preparado para lidar com o contador de cópias que as empresas produtoras de equipamentos de impressão instalam nos mesmos, na tentativa de impedir que sua mina de ouro, as tintas e os cartuchos, sejam dividias com seus clientes.

Após instalado esse sistema garante uma economia em relação ao valor e o volume dos cartuchos originais eu chegam e até em alguns casos ultrapassam o patamar de 90% utilizando-se tintas de baixa qualidade ou as chamadas tintas corantes, até cerca de 75% utilizando-se tintas com mais tecnologias, durabilidade e melhor capacidade de fazer acabamentos.

Como na implantação de qualquer sistema, neste não é diferente, é preciso de um estudo, de uma avaliação, de profissional capacitado,que faça um levantamento para não se correr riscos, com a qualidade da impressão ou com a economia gerada, em alguns casos o sistema pode ser um prejuízo grande, principalmente quando montado e instalado por pessoas sem qualificação e que não estão preocupados ou comprometidos com os resultados, mas apenas com a venda de um equipamento que em média custa cerca de R$ 800,00, onde o retorno do investimento juntamente com a economia desejada deve ser alcançado em 6 ou 7 meses e para cada empresa, cada ciclo de impressão uma solução diferente.

Portanto se você está com um custo alto de impressão, busca uma solução para reduzir os custos e não quer se aventurar procure profissionais sérios, faça um estudo de sua realidade e estude o melhor método de economia para a sua empresa.

Em uma empresa de médio porte entre a implantação de equipamentos para impressão colorida e equipamentos de impressão laser, que processa cerca de 8.000 páginas por mês a economia pode chegar a mais de R$ 1500,00 por mês.

Quem tiver algum interesse em saber mais sobre esse sistema, pode enviar emails para blogresende@gmail.com direcionados ao Sr. Edson Carvalho Miranda e sanar todas as duvidas oriundas dessa matéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário