terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fazendo a importação de arquivos no Outlook 2010.

Entre todos os aplicativos do Office 2010, o que mais me decepcionou foi o Outlook. Esse software, que é muito útil devido as suas infinitas funções, peca a cada nova versão que o usuário realmente procura! Facilidade na hora de migrar de uma versão mais antiga, ou na hora de migrar os dados de outro programa ou mesmo na hora de fazer a cópia de segurança das mensagens, dos contatos e dos demais recursos do aplicativo.

Com a inovação das barras de ferramentas das novas gerações da família Office, os desenvolvedores acabam por esconder e dificultar o que deveria ficar a vista e a mão.

Eu, após olhar todo o software, fazer a configuração dos dados de 5 contas de e-mail na mão, por não achar uma forma simples de gerar um arquivo de configuração, como era feito no Outlook Express, ter cadastrado alguns contatos e de tentar criar grupos, o que antes era uma tarefa extremamente simples agora tornou-se uma tarefa que, além de testar a paciência do usuário, também testa sua capacidade de imaginar e simular possibilidades de soluções pouco prováveis, cheguei na parte onde queria fazer de forma simples e fácil a migração das mensagens antigas geradas em três programas diferentes, Thunderbird, Outlook Express, Outlook 2007 e nenhuma das importações ocorreu de forma fácil, levando-se em consideração que o programa foi desenvolvido para a utilização de pessoas comuns e não apenas por técnicos e curiosos pelo assunto que só conseguem fazer a migração a duras penas.

Após um longo período no site da Microsoft e em vários blogs, descobri que a ferramenta que faz a migração de dados é praticamente a mesma da versão 2007, com o agravante de agora estar “um pouco mais escondida”, em meu ponto de vista tudo ficou muito escondido e confuso nessa versão 2010 do pacote Office, embora é notório que os aplicativos parecem mais rápidos e mais leves.

A forma de fazer e voltar a cópia de segurança dos arquivos do Outlook 2010 é exatamente igual ao Outlook 2007 ( matéria já publicada aqui no blog, basta procurar) e para acessar o Assistente de Importação basta ir no menu ARQUIVO, localizar do lado esquerdo a opção ABRIR, depois clicar no ícone com duas setas uma verde e outra azul IMPORTAR, no mais é só proceder como antes e rezar para que o arquivo de extensão PST não seja corrompido ou apresente algum problema.

Em dois testes que fiz os contatos acabaram não sendo importados, por isso, se for fazer a cópia para formatar o PC, certifique-se de ter feito uma cópia completa.

Um comentário:

  1. Plac, plac, plac Edinho, mais informações precisas, acuradas e necessárias!

    Beijos

    Lully

    ResponderExcluir