Escute a Bitradio e ganhe dinheiro.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Defesa do consumidor



Diante do relatório da Fundação PROCON de 2011, onde a liderança das reclamações foram de consumidores que não conseguiram executar a garantia dos produtos que compraram. E com a chegada das festas de fim de ano, e o aumento das compras em geral, ms principalmente pela internet, mais do que coincientizar, vejo como um serviço de utilidade publica, alertar aos amigos que visitam o Blog Resende, expondo uma experiência pessoal. Acima de tudo é muito interessante cada um de nós fazer a sua parte, assim como milhões de consumidores, eu também passei e estou passado por este mesmo problema, e vindo de uma loja que já compro fazem mais de 2 anos.

O objetivo do relato é justamente para evitar que lojas e marcas, deixem de prestar um bom serviço e ainda assim continuem enganando os consumidores, que muitas das vezes acabam entrando em verdadeiras armadilhas por pura falta de um pouco de informação, e também por esse motivo é que passarei a informar todas as minhas experiências de compras ou pela internet ou nas lojas, no site Reclame aqui que iniciou um novo serviço, o de acompanhamento de compras.

Por confiar em uma loja “Balão da Informática”, que sempre me atendeu muito bem, fui ingênuo e efetuei uma compra sem verificar a reputação da loja, junto aos sites que prestam o serviço de reclamação e intermediação entre consumidores, lojas, fabricantes etc.

Somente após ter o problema com a demora da execução da garantia de um produto é que fui verificar os índices da mesma, o qual não foi a minha surpresa ao encontrar mais de 1500 reclamações (http://www.reclameaqui.com.br/indices/8248/balao-da-informatica), e a grande maioria recente. 

Muito embora a loja se dignifique a responder as reclamações, reparei que o índice de solução levando-se em conta as determinações do  Código de Defesa do Consumidor, é insignificante, e a forma de agir da loja é a mesma para todos os casos, chega a passar a impressão de que existem alguns textos já montados, levando-se em conta cada tipo de reclamação, dado o grande numero de repetição das respostas, além disso todas evasivas, descomprometidas, citando meios de entrar em contato com a loja que não funcionam.

Li ao menos, umas 100 reclamações, dos mais diversos estados e de todos os tipos de produtos, e o que me deixou ainda mais preocupado é que em quase todas o problema estava relacionado com a garantias, ou a não devolução do dinheiro, além da não entrega de produtos.

O que mais me assustou em tudo isso é que cerca de 3 ou 4 meses atrás eram no máximo 300 reclamações. Diante do constatado, fiquei imaginando...  Como uma potência em vendas como essa loja poderia ter deixado cair tanto assim o seu padrão de qualidade e comprometimento com o consumidor? Mas percebi também que nunca precisei da loja, talvez por isso a considerava acima da média, pois todas as compras deram certo.

Então, fica a dica, antes de comprar verifique se existem reclamações da loja, além disso, se for comprar algo de valor relevante, leia atentamente os casos de compras que não deram certo, com devolução de produtos, garantia etc. Verifique principalmente os casos resolvidos, se existir algum! No meu caso, sem maiores opções, pois após 30 dias de negociação por meio de um chat off-line, não vejo mais como a loja poderá me atender,  já procurei o PROCON da cidade onde moro e formalizei uma reclamação, igual a que está postada no site Reclame Aqui.

Vai comprar? Seja pela internet ou não, verifique se o produto tem reclamações, se a marca do produto tem reclamações e principalmente se a loja que deseja comprar tem passagens no site (http://www.reclameaqui.com.br), faça isso, mesmo que você escolha uma loja que já tenha comprado anteriormente.

Tomando o mínimo de cuidado, coletando informações e relatando suas experiências, principalmente as ruins, podemos evitar surpresas, como a que eu acabei tendo, entre elas até encontrar um Blog de pessoas insatisfeitas com a loja que comprou, no meu caso achei até engraçado e pitoresco, além de providencial o nome usado para o blog, Levei um Balão do Balão... (http://leveibalao.blogspot.com), agora é sentar e chorar, pois dado o ritmo das negociações, não acho que vá resolver meu problema tão cedo.

Reclamação: http://www.reclameaqui.com.br/1940364/balao-da-informatica/garantia/

Um comentário:

  1. Anda dentro desse assunto, matéria do site IDG Now!

    http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/11/10/procon-quer-tirar-do-ar-sites-americanas-shoptime-e-submarino/

    ResponderExcluir